Como funciona um sistema de aquecimento solar?
A energia solar térmica consiste na utilização do calor emitido pelo sol para o aquecimento de outras superfícies, como por exemplo, a água.
Esse método, que também é chamado de energia termossolar ou fototérmica, utiliza estruturas capazes de captar e absorver o calor do sol, transferindo-o para outros fins por meio de tubulações a vácuo.
Além de ser sustentável, essa é uma maneira altamente eficiente de garantir água aquecida sem o uso de eletricidade. Soluções termossolares podem ser aplicadas em indústrias e grandes pólos de produção.
Leia também
Mas as suas aplicações não se limitam a essas, elas também podem ser aplicadas em residências, funcionando no aquecimento de piscinas, chuveiros e torneiras.
Entenda os detalhes de como ela funciona em cada aplicação abaixo.
Chuveiros e torneiras
Com a energia termossolar, é possível ter banhos mais quentes e ainda reduzir o consumo de energia elétrica. Nessa aplicação, a água é aquecida por meio da radiação solar.
Para funcionar bem, um sistema como esse precisa de placas coletoras, um reservatório térmico e também um sistema auxiliar de aquecimento.
Piscinas
É comum que donos de piscinas queiram aquecer a água a fim de tornar a sua utilização mais confortável mesmo durante as épocas mais frias do ano.
Nesse sentido, o aquecimento de água por meio da energia fototérmica apresenta um ótimo custo benefício.
Como o aquecimento solar para piscinas aumenta a temperatura da água em 5 a 8°C, ele funciona de maneira complementar aos sistemas de aquecimento elétrico ou a gás, diminuindo o seu consumo.
Para um aquecimento mais significativo, é comum que sejam usadas técnicas como o aquecimento de impacto. Este procedimento consiste em elevar a temperatura de maneira mais rápida com o auxílio de um aquecedor elétrico.
Confira a seguir o funcionamento do sistema de aquecimento solar.
Como funciona o sistema de aquecimento solar?
De uma maneira simples, o sistema de aquecimento de água pela energia solar é composto pelos coletores solares (placas) e o reservatório térmico (boiler).
A responsabilidade pela absorção da radiação solar é das placas de aquecimento solar. O calor solar que é captado por elas é transferido para a água que circula no interior das suas tubulações de cobre.
Também chamado de boiler, o reservatório térmico é o local onde fica armazenada a água aquecida.
Ele consiste em cilindros de cobre, polipropileno ou inox, que são isolados de maneira térmica com poliuretano expandido sem CFC e que não agridem a camada de ozônio. A água é conservada aquecida até que seja consumida.
No coletor solar, os raios irão atravessar o vidro da tampa do coletor e esquentar as aletas de cobre ou alumínio, pintadas com uma tinta especial e escura que ajuda a realizar a absorção máxima da radiação solar.
O calor cruza as aletas para os tubos (serpentina), que geralmente são fabricados em cobre. Depois disso, a água que está no interior da serpentina esquenta e vai parar diretamente no reservatório de água quente do sistema de aquecimento.
A função do reservatório térmico no sistema de aquecimento solar residencial é como uma caixa d’água. Ele é o responsável por fazer com que a água armazenada fique sempre quente no aquecedor solar.
Para se realizar o processo de dimensionamento do sistema de aquecimento de água, é fundamental saber quantas pessoas irão fazer uso do sistema todos os dias, a duração e a quantidade de água quente que será utilizada.
Todo sistema de aquecimento de água precisa contar com um sistema auxiliar de aquecimento, pois ele será o responsável por fazer com que nunca falte água quente.
Quando o tempo fica chuvoso ou nublado por muitos dias ou a casa recebe muitas visitas e o número de banhos aumenta muito acima do que havia-se calculado inicialmente, o sistema de aquecimento auxiliar então entra em operação para garantir que não falte água quente. Ele pode ser a gás ou elétrico.
Nesses casos de banhos excessivos, o chuveiro elétrico pode ser usado normalmente e sem complicações.
As principais vantagens desse sistema são: eficiência, resistência e durabilidade.
Nos dias de hoje, cada vez mais o mercado imobiliário vem valorizando imóveis que já possuem o sistema de aquecimento solar ou que já foram construídos e preparados para recebê-lo, o que aumenta o seu valor de mercado.
Isso acontece também, porque algumas legislações municipais preveem a redução dos impostos para quem possui esse tipo de sistema no seu imóvel. Ter um imóvel com aquecimento solar é um diferencial.
Vale lembrar que a ABNT ( Associação Brasileira de Normas Técnicas) tem uma norma específica para instalação e projeto de sistema de aquecimento solar: a NBR 15569:2008.
Essa norma faz com que o projeto seja dimensionado de maneira correta, evitando problemas e prejuízos posteriormente.
Outro fator também importante de ser verificado antes da instalação do aquecedor é se já existem canos para água quente, devido ao aquecimento da tubulação. Caso o imóvel não tenha esse tipo de cano, é necessário contratar um encanador para fazer essa instalação.
Atualmente, todos os componentes do sistema de aquecimento solar contam com um selo do Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial (INMETRO).
Esse selo é importante para você avaliar a resistência dos tubos, reservatórios e coletores solares. O registro do INMETRO é uma garantia de qualidade e isso evita que você tenha algum problema posterior com os componentes.
Confira o vídeo abaixo para saber quais sistemas de captação de energia solar precisam de autorização.
Não esqueça de deixar nos comentários o que você achou desse artigo, dúvidas e sugestões!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Como escolher um painel solar mais eficiente?
Aprenda o que é um gerador de energia solar
Painel solar fotovoltaico – funcionamento e características!
O que é um inversor solar grid tie?
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.