O que é a bateria para energia solar?
A bateria solar é o equipamento utilizado em sistemas fotovoltaicos como solução para o usuário se desligar da rede elétrica e garantir a estabilidade no fornecimento de energia. Pensando nisso, separamos um artigo completo sobre esse equipamento. Então, vamos lá pessoal!
O que é a bateria para energia solar?
A bateria solar é o equipamento responsável por armazenar a energia solar gerada em sistemas fotovoltaicos off-grid ou híbridos, para momentos em que há pouca ou nenhuma geração, como em dias nublados e à noite.
Leia também
Com a bateria solar, é possível ter mais autonomia ou autonomia plena: desconectar-se da rede elétrica e não se preocupar com falta de energia ou contas de luz exorbitantes!
Embora baterias para energia solar já estejam disponíveis há décadas, o mercado realmente começou a prestar atenção nestas baterias quando a Tesla, empresa automotiva, anunciou que estava fazendo pré-venda para o seu novo sistema de armazenamento de energia.
Logo após o anúncio, muitos outros fabricantes de baterias começaram a vender baterias com um preço, desempenho e garantia similares, dando início a revolução das baterias solares.
Com as famílias brasileiras pagando taxas e impostos elevados na sua conta de luz (TUSD, TUST, Bandeiras Tarifárias, Taxa de Iluminação, ICMS, PIS e COFINS), esta nova geração da bateria para energia solar garante segurança no fornecimento de energia e permite que você use a sua energia solar 24h por dia!
Tipos de sistemas de energia solar com bateria
A bateria para energia solar pode ser utilizada em dois tipos de sistemas fotovoltaicos: off-grid (sistema isolado ou sistema autônomo) e híbrido.
Sistema off-grid
O sistema de energia solar off-grid não é conectado à rede elétrica, portanto, 100% da sua eletricidade é gerada por seus painéis solares e é armazenada em baterias solares para uso durante a noite.
A maior vantagem da energia solar off-grid é ser eletricamente autossuficiente, sem medidor, nem contas de energia.
Entretanto, as suas configurações são muito caras e o custo total do sistema para uma casa de classe média acaba ficando com um valor aquisitivo muito alto. A maioria dos proprietários de energia solar off-grid vive em áreas isoladas, onde não existe outra opção a não ser um gerador a diesel.
Sistema híbrido
Os sistemas fotovoltaicos híbridos são configurados para que a sua propriedade esteja conectada à rede elétrica, além de armazenar energia solar em baterias. Eles priorizam o uso da eletricidade armazenada em suas baterias sobre a eletricidade da rede.
A sua vantagem é ser mais barato que um gerador de energia solar off-grid, pois você precisará de uma quantidade menor de baterias para energia solar.
O sistema híbrido pode ser programado para utilizar a energia armazenada quando for horário de pico na distribuidora e permite que você tenha diversas horas de autonomia caso a rede da distribuidora tenha algum problema.
De forma geral:
- Sistema on-Grid solar: esse sistema de energia solar sem baterias permite que você produza a sua própria energia elétrica com a luz do sol e reduza sua conta de luz em até 95%
- Sistema off-Grid solar: permite que você produza a sua própria energia elétrica com a luz do sol e nunca mais fique sem energia ou pague uma conta de luz
- Sistema híbrido solar: permite que você produza a sua própria energia elétrica com a luz do sol, reduza a sua conta de luz em até 95% e fornece maior segurança, caso a rede fique sem energia, você ainda tem as suas baterias solares
Tipos de bateria para energia solar
Em geral, podemos encontrar três tipos de bateria para o painel solar: chumbo-ácido, níquel-cádmio e íons de lítio.
Utilizando a bateria ideal para cada caso, é possível estabelecer o armazenamento de energia quando não há funcionamento.
Separamos abaixo as principais características de cada um dos tipos de baterias.
Bateria de chumbo-ácido
As baterias de chumbo-ácido são as baterias recarregáveis mais antigas encontradas no mercado. Ela é a mais utilizada em sistemas fotovoltaicos e é composta por dois eletrodos, um de chumbo esponjoso e outro de dióxido de chumbo em pó.
Uma de suas principais características físicas é a solução chamada de eletrólito. O eletrólito é constituído por água (65%) e ácido sulfúrico (35%).
Quando esses componentes são energizados faz com que o processo de carregamento da bateria seja concluído.
As suas principais desvantagens são a baixa densidade energética, uma vez que são pesadas e volumosas, além de seu tempo de vida curto, não aceitando um grande número de ciclos de carga e descarga.
Bateria de níquel-cádmio
A tecnologia de níquel-cádmio (NiCd) por muito tempo foi largamente empregada em equipamentos eletrônicos portáteis.
Ela pode ser recarregada diversas vezes, mas, possui um valor muito elevado quando avaliamos a sua vida útil.
Popularizada por sua robustez, mas com a desvantagem de utilizar cádmio, um material tóxico que é um problema para o descarte das baterias ao final da vida útil.
A bateria de níquel-cádmio foi posteriormente substituída pela tecnologia de níquel-metal-hidreto (NiMH), que apresenta características semelhantes, com a principal vantagem sendo a não utilização do cádmio.
Bateria de íons de lítio
Mais potente e com alta durabilidade, a bateria de íons de lítio é uma opção viável de como armazenar energia solar.
Ela opera de modo reativo com uma grande quantidade de energia em baterias cada vez mais pequenas e leves, e não é preciso aguardar que ela descarregue totalmente para realizar a recarga, visto que não possui o conhecido “vício de bateria”.
Na comparação com as suas rivais mais antigas, de níquel-cádmio e, principalmente, de chumbo-ácido, as baterias de lítio superam essas duas em diversos aspectos:
- Alta durabilidade
- Baterias cada vez menores e mais leves
- Maior capacidade de armazenamento de energia
- Melhor custo benefício
- Maior velocidade de carregamento
Assista o vídeo abaixo para aprender como testar baterias de 9V com multímetro.
Se você ficou com dúvidas, deixe abaixo nos comentários para que possamos te responder.
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Aprenda o que é um gerador de energia solar
Painel solar fotovoltaico – funcionamento e características!
O que é um inversor solar grid tie?
Sistemas de geração distribuída
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.